Conheça alguns dos atrativos desse bairro asiático para você passear sozinho ou com companhias! Aproveitando junto histórias e culturas escondidas em São Paulo.
Museu Histórico da Imigração Japonesa
O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, está localizado no Bairro da Liberdade, dentro do prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência social, à Rua São Joaquim, nº 318, ocupando o 7º, 8º e 9º andar como exposição, e além dessa área expositiva, o museu também ocupa o 3º andar que se encontra a biblioteca e a reserva técnica, onde pode ser usado como atendimento ao público pesquisador (nos acervos que não são expostos), por exemplo, jornalistas, escritores, etc. A utilidade pode ser voltado também á workshops, lançamento de livros, entre outros.
Ele é o maior Museu sobre a imigração japonesa, possuindo acervo com mais de 97.000 mil itens pertencentes aos imigrantes japoneses, tais como documentos diversos, fotos, jornais, além dos utensílios domésticos e kimonos, que registram a história desses imigrantes aqui no Brasil. Em 2018, com a visita do Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko aqui, para comemorar o 110º aniversário da imigração japonesa no Brasil, foram doados alguns itens de artigos históricos para preservar a importância do museu.
Jardim Oriental
No Jardim Oriental, é possível apreciar o paisagismo e vegetação típico do Japão, como bambus e árvores medianas estilo bonsai, além de um lago artificial com carpas. Alguns dias há uma feira gastronômica com comidas típicas dentro do Jardim, desfrutando mais a sensação de estar no Japão.
Endereço: R. Galvão Bueno, 72 - Liberdade, São Paulo - SP, 01506-030.Palacete Conde de Sarzedas
Ele em si chama muita atenção desde sua arquitetura externa com cores extravagantes a arquitetura interior destacando a riqueza do seu acervo. Tem por objetivo, além de exposições temporárias e servir como espaço cultural, preservação e passar conhecimento relacionado a tradição e memória do Poder Judiciário Paulista.
Feirinha de Final de Semana
Feira da Liberdade, foi criada em 1975, formalmente conhecido como "Feira Oriental da Liberdade". Ela tinha sido criada com intuito de mostrar trabalhos dos imigrantes orientais e procurar expor a cultura japonesa para o público brasileiro.
Com os passar dos anos, a feirinha se tornou um local que abriga não só orientais, mas artesãos de várias nacionalidades. Além de produtos típicos da cultura japonesa, entre muitas barracas é possível encontrar sabonetes, velas, artigos em couro, bijuterias, plantas, esculturas, entre outros.
Pode ser encontrado também, barracas de culinária oriental, como yakissoba, gyoza takoyaki, tempurá etc. Digamos que a parte gastronômica prende mais a atenção do pessoal por ter exposição da forma que é feita a comida e por ser uma refeição rápida e deliciosa para desfrutar enquanto anda pelo bairro.
Comentários
Postar um comentário