Pular para o conteúdo principal

História do Bairro

Um pouco sobre a história de origem do Bairro da Liberdade.

O início da caracterização da Liberdade como um bairro típico oriental deu-se no ano de 1912, onde os primeiros visitantes passaram a residir na rua Conde de Sarzedas, no qual havia um riacho e uma área de mangue. Contudo, é importante lembrar que a imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908, com a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos.

No local os preços de aluguéis e quartos no subsolo eram incrivelmente baratos o que aumentava a procura da rua. Ademais, surgiram atividades comerciais como hospedaria, casas que fabricavam tofu (queijo de soja), manju, entre outros comércios no qual fez com que o local fosse conhecido como “rua dos japoneses”.

A Praça da Liberdade já foi um palco sombrio de execuções, tal qual era conhecida como Largo da Forca, onde houve execuções de criminosos e escravos até 1891. O nome ‘’Liberdade’’ no qual conhecemos atualmente, deriva-se da abolição de escravos no local.

O bairro da liberdade ainda guarda muita tradição japonesa e oriental através das festas típicas que são realizadas ao longo do ano. O resultado de décadas de tal influência pode ser observado hoje como o local sendo um pedaço do Japão na maior metrópole da América do Sul, no entanto nota-se outros imigrantes asiáticos com frequência na região, fazendo com que o bairro seja concentrado cada vez mais manifestações culturais asiáticas.


Comentários

  1. A história do bairro é muito interessante! Hoje as pessoas normamente o associam apenas a cultura japonesa, mas os negros, italianos e portugueses também passaram por lá e deixam sua marcas. Muito legal o fato de terem citado isso! Muito bom :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário